Projeto Música
na Escola
Secretaria Municipal de
Educação de Sabará

Implantação Pedagógica
Essa etapa começou através da formação pedagógica dos profissionais da educação de cada uma das sete escolas contempladas pelo projeto. Esses profissionais ficaram responsavéis por realizar o projeto e também multiplicar o conhecimento a todos os outros dentro da escola.

Formação de Professores e Educadores
A I Formação de Professores e Educadores em Educação Musical, ocorreu de 23 à 27 de março, nas dependências da Escola Municipal Padre Sebastião Tirino (Sabará, Minas Gerais). O principal objetivo deste processo de formação é o de sensibilizar os educadores acerda da importância da prática musical no cotiadiano escolar, vislumbrando uma formação cidadã integrada que viabilize o acesso à acesso a cultura e a oportunidades de integração tecnologica, social e interpessoal. Foram ministrados XVIII eixos formativos que abordaram temas ligados à Educação e Projetos; Pedagogia Cotidiano Escolar; Educação Musical e Ferramentas Tecnológicas.

Aula Inaugural
A Aula Inaugural do Projeto Música na Escola foi realizada na Escola Municipal Adão de Fátima Pereira no Bairro Alvorada, Sabará – MG no dia 6 de abril de 2015

Aula Piloto
Cada uma das escolas designadas para receber o processo de inclusão musical nesse primeiro momento, teve a incumbência de realizar uma aula piloto (parte integrante do processo de formação). Nessa aula uma turma é escolhida para participar de atividades relativas ao projeto durante todo dia. Dentre as atividades destacamos as aulas expositivas, jogos lúdicos e a utilização das ferramentas para o ensino de música (Tomplay Show e Tomplay Launch).

Workshow
No Workshow os alunos das escolas que receberam o Projeto tiveram a oportunidade de conhecer e utilizar as ferramentas e softwares Tomplay Show e Tomplay Launch. Essa apresentação das ferramentas utilizadas para o ensino de música aos alunos, objetiva dar ciência das ferramentas existentes na escola e estimulá-los a utilizá-las, cobrando dos seus professores a utilização das mesmas e a gestão da escola a expansão do projeto para o maior número possível de turmas.